Desenvolvimento Rural

A crescente procura do consumidor por alimentos de agricultura biológica originou muitas oportunidades em todos os sectores da cadeia de abastecimento de alimentos, com um aumento correspondente no desenvolvimento económico e social de muitas áreas rurais da UE. O crescimento anual do mercado de produtos de agricultura biológica é de 10-15%.

Além de oferecer maior segurança financeira aos agricultores, transformadores, distribuidores e revendedores de produtos biológicos, os benefícios económicos desta tendência acabam inevitavelmente por se infiltrar noutros negócios rurais e na comunidade rural em geral – quer directa quer indirectamente.

Empregos
A própria natureza da agricultura biológica é conducente à criação de oportunidades de emprego, populações rurais alargadas e prosperidade rural. Factores que contribuem para isto incluem:

As explorações de agricultura biológica tendem a ser de menores dimensões e mais diversificadas do que as explorações de agricultura não biológica que, por comparação, têm tendência para serem, em geral, maiores e geridas de forma mais intensiva
A maior necessidade de mão-de-obra frequentemente gerada pela restrição de factores de produção e ênfase nos métodos de produção físicos e mecânicos
A elevada compatibilidade das explorações agrícolas biológicas com empreendimentos rurais e de eco-turismo
Novas áreas de investigação (protecção de plantas, bem-estar animal, recursos renováveis) para os cientistas
Também é provável que os agricultores biológicos experienciem benefícios de saúde por não terem que trabalhar com químicos como os pesticidas. Os agricultores biológicos relatam que também recebem maior respeito dos consumidores consoante mais e mais pessoas reconhecem os benefícios da produção biológica sobre o ambiente, o bem-estar animal, sociedade e economia.

Paisagem
A agricultura biológica origina paisagens naturais mais atractivas, através da sua focalização em:

– Plantar sebes e prados
– Preservar a flora e a fauna nativas
– Proteger e melhorar o solo e os recursos hídricos
– Usar espécies animais e vegetais e recursos autóctones
– Como consequência, estas práticas aumentam a atractividade global das áreas rurais, tornando-as mais capazes de atrair e fixar habitantes num momento em que as populações rurais estão a diminuir por toda a UE.

Cadeia de abastecimento
A agricultura biológica também contribui para um maior envolvimento das comunidades rurais na cadeia de abastecimento. Isto deve-se:

– Ao uso de diversos canais do mercado – por exemplo, vendas na própria exploração agrícola, lojas nas explorações agrícolas e mercados de agricultores e esquemas de entrega baseados na internet;
– Novas e variadas oportunidades de marketing;
– Preferência por distâncias mais curtas de transporte para o mercado;
– De facto, os membros da cadeia de abastecimento estão geralmente activamente envolvidos em mais do que um dos seus níveis.

Os agricultores têm muito orgulho e interesse nos seus produtos de agricultura biológica e frequentemente participam também nas vertentes da sua transformação e marketing.

Isto significa que os agricultores podem falar directamente com os consumidores acerca dos produtos que estes vão comprar, ajudando-os a compreender exactamente como os alimentos foram cultivados e produzidos e o vasto leque de benefícios duma abordagem mais sustentável à produção de alimentos. Desta forma, eles aumentam a consciência entre os consumidores e aconselham-nos sobre as implicações dos alimentos e das bebidas que eles consomem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: