Intro.

A humanidade, apesar de todo o conhecimento e da sua suposta civilização, não foi informada e civilizada o suficiente para perceber que a benevolência da Terra tem um limite…Todos os abusos são eventualmente cobrados por nós mesmos, ou pelos nossos filhos.
Consideramo-nos a espécie mais inteligente do planeta, mas seremos mais espertos do que a nossa negligência, colocando em risco as nossas vidas e a de outras espécies?

Porquê Agricultura Sustentável?
A exploração agrícola e florestal é actualmente a principal ocupação do solo, sendo os ecossistemas fortemente moldados por estas actividades, que, por consequêcia, correspondem às actividades humanas com maior impacto sobre a biodiversidade. Uma agricultura e silvicultura sustentável podem ser os alicerces de sistemas ecológicos saudáveis e diversos. No entanto, estes mesmos sectores podem também constituir as principais ameaças à preservação da vida selvagem, da qualidade do solo e das águas.

Hoje em dia a agricultura tem um papel predominantemente destrutivo sobre a Natureza: a agricultura é dependente de combustíveis fósseis e agroquímicos (agricultura industrializada), reduz a biodiversidade selvagem e cultivar, erode e contamina os solos e polui a água e a atmosfera.

Mas felizmente existem alternativas que consistem na criação de sistemas agrícolas adaptados localmente, à semelhança dos agroecossistemas tradicionais, que fazem um uso óptimo dos bens e serviços dos ecossistemas para os processos produtivos. Esta orientação é comum a todas as correntes de agricultura sustentável: agricultura biológica, agricultura biodinâmica, permacultura e agricultura natural, por exemplo. No entanto, estas alternativas têm sido discriminadas ao nível da política agrícola, em favor da agricultura industrializada. Já é tempo de mudar a orientação política, para que deixe de prosseguir as teorias económicas irracionais de aumento da competitividade, subordinadas ao dogma do crescimento económico ilimitado, em vez de proporcionarem bem-estar corrente às comunidades humanas e ecológicas.

A agricultura é a principal interface entre o Homem e a restante Natureza, o que a torna o ponto de partida por excelência para o desenvolvimento de uma interacção benéfica, subordinando as actividades humanas ao objectivo de assegurar a fertilidade e a capacidade de renovação da Natureza e do próprio Homem

Seria uma grande conquista se recuperássemos pelo menos um aspecto do mundo indígena, a relação entre a terra e o homem, semelhante a uma mãe com o seu filho quando o filho respeita e aprecia o que a sua mãe lhe dá.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


%d bloggers like this: